10 Dicas Para Detectar Vazamentos

5 (100%) 1 voto

10 Dicas Para Detectar Vazamentos

De acordo com pesquisas da Sabesp, um pequeno buraco de apenas 2 milímetros no encanamento, desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia. Um buraco tão imperceptível pode gerar grandes problemas em toda a instalação, além do desperdício de água potável e prejuízos no pagamento de contas. A Desentupidora Pernambucana separou algumas dicas para detectar vazamentos na sua casa e ajudar a solucionar o problema.

Hidrômetro

A conferência do hidrômetro, o relógio de água é essencial para descobrir a existência de vazamentos. Deixe os registros na parede abertos. Feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não use sanitários. Anote o número que aparece no hidrômetro e marque a posição do ponteiro maior. Após uma hora, verifique se houve alteração no número ou movimentação do ponteiro, caso as alterações sejam identificadas, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

Canos Alimentados Pela Caixa D’Água

Faça da seguinte forma: feche bem todas as torneiras da casa, desligue aparelhos que utilizam água e não use sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa para impedir a entrada da água. Na própria caixa d’água, marque o nível de água armazenada. Após uma hora verifique se o nível de água baixou. Em caso de baixa, existe vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pelo sistema da caixa d’água.

Canos Alimentados Pela Rede

Outra dica para detectar vazamentos é verificar a tubulação alimentada pela rede. Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede, de maneira geral, as torneiras de tanques são alimentadas pela rede. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso ocorra a sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede de distribuição.

Tubulação Embutida na Parede

Se você sabe por onde passa o encanamento da parede, é possível detectar vazamentos fazendo o teste de batida. Bata em toda a extensão do encanamento e veja se o som é diferente em alguma parte. Manchas com mofo, umidade, mudança de cor no revestimento ou desprendimento do revestimento também podem ser sinais de vazamento na tubulação.

Piscinas

Coloque água na piscina no nível normal. Em seguida, encha um balde com água da piscina até 5 cm da borda. Marque o nível de água do balde e também na piscina. Prenda o balde no interior da piscina de forma que a água do balde mantenha a mesma temperatura da água a piscina sem deixar que elas se misturem. Após 24 horas, verifique o nível de água do balde com o nível de água da piscina e compare as marcações iniciais. Caso a piscina tenha uma variação em altura dos níveis de água, provavelmente ela apresenta vazamento. Se chover, recomece o procedimento.

Vazamento em Edifícios

Os edifícios podem ter diversos tipos de reservatórios, dependendo de sua estrutura e quantidade de moradores. Por isso, existem algumas técnicas específicas para detectar vazamento:

Reservatórios Subterrâneos de Edifícios

Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível de água e, após uma hora, verifique se houve baixa. Caso tenha baixa no nível, existe vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

Boia em Reservatório

Mantenha o registro do cavalete aberto e feche o registro de saída do reservatório. Desligue a bomba de recalque. Marque no reservatório o nível de água e, após duas horas, verifique se o nível baixou. Se o nível de água não baixar, então existe vazamento pelo extravasor que pode ser ocasionado por defeito na torneira da boia.

Reservatório Superior

Feche o registro de saída e a torneira do reservatório e desligue a bomba de recalque. Marque o nível de água com um pedaço de barbante e giz. Aguarde duas horas e confira o nível de água. Se o nível de água baixou, há vazamento na canalização ou sanitários alimentados pela caixa d’água.

Torneiras

Ao gotejar, uma torneira pode desperdiçar 46 litros de água por dia ou mais de mil litros de água por mês. É possível detectar o vazamento quando a torneira esta fechada e continua pingando água. Nesse caso, a troca da borracha, popularmente conhecida como “courinho” ´a melhor forma de encerrar o vazamento.

Vasos Sanitários

Para detectar o vazamento em vasos sanitários realize o seguinte teste: Jogue borra de café no vaso sanitário. Em situação normal, a borra deve ficar depositada no fundo do vaso. Caso contrário, o vazamento pode ser na válvula ou na caixa de descarga.

Vale Lembrar – Em vasos sanitários cuja saída da descarga for para trás, na direção da parede, o teste deve ser feito esgotando-se a água. Se o vaso sanitário voltar a acumular água, existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

A Desentupidora Pernambucana oferece profissionais especialistas em caça vazamentos e em outros serviços para sua residência ou empresa com atendimento 24 horas. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *