Como Acabar com Carunchos na Madeira?

5 (100%) 1 voto

Como Acabar com Carunchos na Madeira?

Cupins são a praga mais conhecida quando o assunto é infestação na madeira. O que muita gente não sabe é que esses insetos não são a única ameaça a seus móveis e outras estruturas de madeira.

Os carunchos também podem causar grandes estragos na madeira e requerem cuidados específicos tanto no tratamento da praga quanto na prevenção da mesma. Mas antes de tudo, você sabe o que são esses insetos?

Caruncho é o nome dado a uma família de besouros muito comuns em países de clima temperado, especialmente europeus, embora tenham se espalhado pelo mundo. Existe uma espécie que é conhecida como bicho da madeira e é responsável por cerca de 75% dos casos de infestação doméstica em Portugal, segundo artigo do blog T e P. Na fase de larva, esses insetos vivem e se alimentam de madeira. Após a transformação em besouro, voam e procuram alguma madeira disponível para depositarem seus ovos e iniciarem um novo ciclo de infestação.

A melhor maneira de identificar se a madeira está sofrendo com carunchos é observar sua superfície. As larvas desse inseto causam pequenos furos, como se tivessem sido feitos por uma agulha. Além disso, a característica principal desses bichinhos é esfarelar a madeira, produzindo uma poeira que é bem diferente dos pequenos grãos produzidos pelos cupins.

Se a madeira já estiver oca e soltando muita poeira, pode ser tarde demais. Porém, se há poucos buracos e pouca poeira, ainda dá para tratar e acabar com carunchos na madeira.

Tratamentos e Prevenção Para Acabar com Carunchos

  • Aquecimento de Madeira – Umidade é uma condição essencial para a vida e crescimento das larvas de caruncho. Tentar “secar” o móvel pode ajudar a acabar com carunchos na madeira. Aproximar o móvel de um aquecedor jogando ar quente dentro dos buracos por um tempo pode matar as larvas. É preciso ter muito cuidado com o superaquecimento para não danificar a madeira. Além disso, manter a madeira sempre seca e o ambiente arejado podem ser consideradas maneiras de prevenir o aparecimento e proliferação de carunchos.
  • Limpeza – Ainda no caso de móveis, manter eles limpos é fundamental para ajudar a prevenir esses insetos. Detergente, vinagre branco e sabão de côco podem ser usados na limpeza. A pulverização de vinagre em madeiras em início de infestação também é apontada como um remédio caseiro eficaz para matar esses insetos. Ainda no caso de móveis, manter eles limpos é fundamental para ajudar a prevenir esses insetos. Detergente, vinagre branco e sabão de côco podem ser usados na limpeza. A pulverização de vinagre em madeiras em início de infestação também é apontada como um remédio caseiro eficaz para matar esses insetos.
  • Infestações – No caso de uma infestação muito grande, o melhor a se fazer para acabar com carunchos na madeira é contratar uma dedetizadora que terá todo o aparato técnico e profissional para eliminar a praga e evitar que ela apareça novamente.

Dedetização de Carunchos com a Desentupidora Pernambucana

A Desentupidora Pernambucana é uma empresa que oferece soluções de limpeza de tubulações, redes de água e esgoto e controle de pragas urbanas prejudicam o bem-estar e qualidade de vida de sua casa ou empresa.

Nossos profissionais são altamente qualificados e utilizam os melhores equipamentos do mercado para realizar a dedetização de carunchos da seguinte forma:

  • Inspeção – Nossos profissionais realizam uma inspeção minuciosa em ambientes e móveis, procurando identificar possíveis focos de infestação, o tipo de praga e quais são as condições dos danos.
  • Orientações – Dependendo das condições encontradas, é necessário que os moradores ou funcionários afastem-se do local para a aplicação do produto necessário para o extermínio da praga.
  • Aplicação de Substância – Nossos profissionais são altamente qualificados e experientes para realizar a aplicação de produtos autorizados pela Anvisa, de acordo com a melhor técnica para cada local. Após a aplicação, siga todas as orientações dos profissionais.

Entre em contato e saiba como acabar com os carunchos na madeira e cuide da saúde de sua casa ou empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *