Como Acabar com Cupins e Brocas em Madeiras

5 (100%) 1 voto

Como Acabar com Cupins e Brocas em Madeiras

Não importa o tamanho da casa, se há móveis ou estruturas de madeira elas estão suscetíveis a sofrer com o ataque de cupins. Esses pequenos insetos são uma verdadeira praga que destroem a madeira de dentro para fora e, dependendo do tamanho do estrago, acabam comprometendo o móvel de um jeito que torna impossível a sua recuperação. Daí a importância de tratar infestações e prevenir esses insetos.

Mas antes de falar sobre como acabar com cupins e brocas em madeira, é importante explicar as principais diferenças entre esses dois tipos de insetos e quais consequências cada um traz à madeira.

Brocas e Cupins – Entenda a Diferença

As brocas são besourinhos que vivem poucas semanas. As larvas desse bicho se alimentam da madeira, criando perfurações. São um pouco maiores que os cupins, possuem mandíbulas fortes e, após evoluírem da fase de larva, voam em direção a outra madeira para colocarem seus ovos e darem início a um novo ciclo.

Brocas não são sociáveis, ou seja, vivem independentes umas das outras. Já os cupins todo mundo conhece. São insetos que vivem em colônia, se alimentam da madeira e causam grandes estragos em curto tempo. Cupins podem se tornar uma infestação rapidamente.

A principal diferença entre os danos causados por esses dois insetos é que as brocas esfarelam a madeira, transformando-a numa espécie de pó, enquanto que os cupins transformam a madeira em pequenos grãos.

Combatendo Cupins e Brocas

O primeiro passo para acabar com cupins e brocas em madeira é analisar a madeira afetada para saber com qual tipo de praga se está lidando: broca ou cupim.

Há centenas de venenos à venda específicos para combater essas pragas. Alguns deles são fortes e devem ser aplicados apenas por profissionais, enquanto que outros são mais ‘domésticos” e podem ser aplicados – com cuidado – por qualquer pessoa. É importante atenção redobrada para manter esses produtos longe do alcance de crianças e animais domésticos. Tais substâncias podem ser encontradas em grandes redes de pet shop e lojas de jardinagem e construção. Uma rápida busca na internet já oferece boas opções.

Vinagre e Óleo de Cravo Para Acabar com Cupins e Broca em Madeira

Duas dicas caseiras eficazes sobre como acabar com cupins e brocas em madeira envolvem soluções à base de vinagre e óleo de cravo. O vinagre deve ser aplicado puro em forma de jatos na madeira (especialmente nos buracos abertos pelo inseto). O produto mata os insetos e o cheiro forte os mantém afastados. O óleo de cravo tem ação parecida. A mistura de 100 ml de água com 10 gotas deste óleo também produz um inseticida caseiro que manterá os insetos afastados da madeira. É importante ressaltar que essas duas soluções só terão efeito eficaz em estágios iniciais de infestação. Quando a madeira já está tomada por insetos, só inseticida resolve.

Cuidados com Prevenção

É importante estar sempre atento a seu móvel de madeira. Limpar com frequência. invernizá-lo. Além disso, quanto melhor a qualidade da madeira, menos suscetível a cupins ela será. Madeiras de qualidade baixa tendem a sofrer mais com o problema. Por fim, existem produtos preventivos que atuam como uma espécie de verniz e podem ser aplicados no móvel de modo a manter os insetos longe. O Pentox, citado acima, também pode ser usado com essa finalidade.

Acabe com Cupins e Brocas com a Desentupidora Pernambucana

A Desentupidora Pernambucana é uma empresa que oferece soluções para casas e empresas. Entre os nossos serviços, a dedetização e descupinização são as melhores técnicas para exterminar de uma vez os terríveis cupins e brocas da seguinte forma:

  • Inspeção – Nossos profissionais são altamente qualificados para realizar uma inspeção minuciosa para identificar qual tipo de praga está afetando as estruturas e móveis.
  • Aplicação de Técnica – Após a identificação do tipo de praga, nossos profissionais realizam a aplicação de produtos específicos autorizados pela Anvisa e que não agridem a saúde do homem e o meio-ambiente. A técnica de aplicação será feita de acordo com as condições vistas na inspeção.
  • Orientações – Após a dedetização, siga todas as orientações dos profissionais sobre limpeza e cuidados necessários para evitar novas infestações.

Entre em contato e conheça mais serviços de limpeza de tubulações, redes de esgoto e cuidados com a sua casa ou empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *