Como Identificar Vazamento de Gás?

5 (100%) 1 voto

Como Identificar Vazamento de Gás?

Fundamental para o funcionamento da casa e na preparação de refeições, o gás de cozinha é inodoro em sua forma natural e recebe o cheiro característico para servir de alerta de vazamento durante o processo de refinamento.

Qualquer vazamento de gás é perigoso e pode causar explosões. É fundamental entender que nem sempre o vazamento de gás pode causar cheiro e o gás pode escapar da tubulação. Por isso, a Desentupidora Pernambucana selecionou algumas dicas para você saber como identificar vazamento de gás e corrigir o problema com segurança. Veja:

Vazamento de Gás de Botijão

O teste da bolha é o método mais comum e utilizado em residências e ainda é muito eficiente. Faça uma mistura de água e sabão e molhe a esponja de lavar louça. Passe a esponja com a mistura nas juntas, válvulas e terminais de gás. Onde estiver saindo bolhas é o local de vazamento de gás.

Vazamento de Gás Encanado

As tubulações de gás são comuns em prédios e condomínios e a forma de identificar vazamento de gás é semelhante ao método de vazamento em botijão. Ao sentir o cheiro característico, peça ao síndico para desligar as válvulas que fornecem gás ao seu apartamento. Faça o teste da bolha passando por todos os canos expostos e observe se ocorre a formação de bolhas.

Vazamento de Gás em Empresa

Empresas do setor alimentício utilizam fogões ou equipamentos que necessitam da utilização de gás. Nesses casos, é fundamental realizar uma vistoria periódica para identificar danos e fazer a manutenção para evitar acidentes. O teste da bolha também pode ser feito para a identificação de possíveis sinais de vazamentos.

Identifiquei o Vazamento de Gás, e Agora?

Agora que você já sabe como identificar vazamento de gás e encontrou o local de vazamento, é necessário realizar algumas medidas de segurança para evitar explosões e outros acidentes:

  • Feche as válvulas, registros e conexões imediatamente;
  • Evite ligar aparelhos eletrônicos principalmente próximo ao local do vazamento;
  • Abra portas e janelas para dispersar a concentração de gás do ambiente;
  • Não acenda ou apague as luzes;
  • Em casos de gás encanado em prédios e condomínios, avise o síndico para desligar o fornecimento de gás imediatamente;

Após realizar todos estes procedimentos, ligue para uma desentupidora que oferecem atendimento 24 horas, e que possua equipamentos de última geração para realizar o serviço de caça vazamento de gás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *