9 Dicas de Manutenção Preventiva em Condomínios

5 (100%) 3 votos

9 - Dicas de Manutenção Preventiva em Condomínios

Todo mundo sabe que prevenir é a melhor maneira de lidar com diversas questões, embora o hábito de investir em prevenção ainda não esteja presente na cultura de muitas pessoas. Quando se trata de condomínios, a prevenção se torna mais do que uma opção, ela é necessária para a segurança dos que ali moram. Mas como os administradores do edifício podem planejar e executar uma boa manutenção preventiva em condomínios?

O primeiro passo é fazer com que a manutenção preventiva do prédio seja sistemática, ou seja, faça parte das obrigações do calendário do edifício mesmo que não haja nenhum problema aparente. Se o objetivo da manutenção preventiva é justamente evitar problemas, não faz sentido esperar que eles deem sinais para tomar providências.

Além da manutenção sistemática (ou preventiva), existem também a manutenção preditiva (estudo, acompanhamento e manutenção dos equipamentos do prédio) e a manutenção corretiva, que atua para sanar problemas existentes.

Check-List De Uma Boa Manutenção Preventiva

Edifícios têm regras, tamanhos e estruturas diferentes, por isso não há receita padrão de como deve ser a manutenção preventiva em condomínios. O administrador do local deve estar atento a toda a estrutura do edifício e assim elaborar um plano de manutenção que contemple o máximo de cobertura possível. O que podemos dizer é que, no geral, há pontos em comum da manutenção preventiva da maioria dos condomínios. São eles:

  • 1-Checar As Tubulações De Gás: um dos motivos mais frequentes de notícias na mídia envolvendo acidentes em condomínios diz respeito à vazamentos nas tubulações de gás. Justamente por isso, realizar a manutenção preventiva dessa estrutura é essencial para a segurança dos condôminos. Especialistas recomendam que a central seja avaliada anualmente e os ramais a cada três anos ou menos.
  • 2-Fazer a Manutenção Das Tubulações De Água e Esgoto: entupimentos são uma dor de cabeça para diversos condomínios. É preciso investir na comunicação com os moradores para incentivar práticas simples mas que ajudem a evitar o entupimento, como jogar óleo na pia, papel no vaso ou cabelo nos ralos. O condomínio também deve checar a central de armazenagem pelo menos dua vezes por ano.
  • 3-Checar a Parte Elétrica: embora menos frequentes, problemas na parte elétrica também podem gerar complicações. Ao realizar a manutenção preventiva em condomínios, recomenda-se duas inspeções na parte elétrica por ano, realizadas por empresas habilitadas. Nessas inspeções são checados diversos aspectos como verificação do fio terra, do sistema de aterramento é possível mau contato.
  • 4-Manutenção De Pára-Raios: a inspeção do pára-raio deve ser realizada anualmente por empresa competente que, ao final da verificação, emitirá um laudo.
  • 5-Elevadores: a verificação da segurança e bom funcionamento dos elevadores deve ser feita anualmente por uma empresa autorizada. Após a inspeção, ela emitirá um RIA (Relatório de Inspeção Anual), atestando a segurança dos equipamentos.
  • 6-Auto De Vistoria Do Corpo de Bombeiros (AVCB): tal documento é essencial e prova que o condomínio está cumprindo com suas obrigações de segurança. O prazo para inspeção dos bombeiros varia de acordo com o imóvel e a região (geralmente entre dois e cinco anos). É fundamental que a inspeção esteja em dia, assim como equipamentos básicos como extintores, comunicação visual e portas corta-chamas.
  • 7-Limpeza Da Caixa D’Água: item obrigatório, deve ser realizado anualmente por uma empresa especializada que fará os procedimentos sem que a água seja contaminada por sujeira.
  • 8-Dedetização: para evitar a proliferação de visitas indesejadas como ratos e insetos, é recomendado que se faça duas dedetizações por ano, através de uma dedetizadora.
  • 9-Piscina: a maioria dos condomínios conta com esse item de lazer bastante usado em dias quentes. A manutenção da piscina deve seguir seu próprio cronograma visto que há diversos pontos que devem ser levados em consideração. A filtragem, por exemplo, deve ser diária. O controle de cloro, realizado a cada dois dias.

Manutenção Preventiva Em Condomínios Com a Desentupidora Pernambucana

A Desentupidora Pernambucana é uma empresa que oferece soluções e serviços para seu condomínio com profissionais altamente qualificados e experientes que utilizam equipamentos de última geração e substâncias autorizadas pela Anvisa para garantir a saúde, qualidade de vida e conforto de todos os moradores.

Nosso serviço de manutenção preventiva proporciona uma avaliação minuciosa nas tubulações de distribuição de água, esgoto e gás, em busca de desgastes e outros fatores que podem prejudicar a qualidade de vida no condomínio e até mesmo causar acidentes. O serviço de manutenção preventiva em condomínio promove redução dos custos, aumento da vida útil de equipamentos e dispositivos e eficiência no funcionamento. Entre em contato e saiba como proteger o bem-estar de todos os moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *