Manutenção Preventiva

Avalie

Manutenção Preventiva

As redes de saneamento e distribuição de água sofrem constante desgaste devido às altas vazões de águas que passam constantemente por elas, de modo que executar a manutenção preventiva permite mitigar este desgaste sofrido devido ao uso constante e manter todas as peças em perfeitas condições de uso ao longo dos anos.

Diferentemente da manutenção preventiva a manutenção corretiva é utilizada apenas pontualmente, para solucionar problemas que comprometam o funcionamento da rede, e consequentemente impedem que os resíduos sejam transportados para o local de descarte adequado.

Principais Diferenças entre Manutenção Preventiva e Manutenção Corretiva

  • 1.Vída Útil – Ao efetuar uma manutenção preventiva pode-se receber um imenso incremento na vida útil de uma rede de esgoto, pois substitui-se qualquer tipo de peça desgastada além de efetuar a remoção de resíduos que podem causar o entupimento, o que não ocorre na manutenção corretiva.
  • 2.Custos – Embora uma manutenção corretiva resulte em uma quantidade de custos menor, a preventiva dá total comodidade para o proprietário do edifício, pois possibilita que o sistema opere de modo correto por uma quantidade de tempo maior.
  • 3.Impacto Ambiental – Efetuar apenas manutenções corretivas não é capaz de evitar o impacto ambiental causado por vazamentos e outros problemas na rede de esgoto, e este impacto ambiental em alguns casos necessita de uma quantidade de recursos considerável para que ele seja revertido.
  • 4.Qualidade – Devido ao constante acompanhamento, uma manutenção de caráter preventivo possibilita que os cuidados tenham uma maior qualidade, pois leva-se em conta todo o histórico da rede para auxiliar a determinar que tipos de problemas estão mais propensos a ocorrer.
  • 5.Eficiência – Durante a manutenção corretiva, o tempo necessário para solucionar o problema é consideravelmente maior do que o necessário para a prevenção de problemas, pois a extensão e os tipos de danos apresentados são consideravelmente maiores do que em uma manutenção de rotina.

Como Escolher uma Empresa Para Manutenção Preventiva de Rede de Esgotos?

Há uma grande variedade de opções de empresas que executam este tipo de serviço, porém a escolha deve ser feita com base em critérios objetivos como a proximidade da empresa com seus clientes bem como os equipamentos utilizados para cada procedimento, e essas características apontam a Desentupidora Pernambucana como a melhor opção.

Contar com uma ampla infraestrutura é um requisito importante, pois cada tipo de procedimento necessita de materiais e equipamentos distintos, de modo que somente uma empresa capacitada que conte com profissionais experientes é capaz de solucionar qualquer tipo de problema relacionado ao funcionamento da rede de esgoto.

Além dessas manutenções, serviços como limpesa de fossa, limpeza de caixa d’água, hidrojateamento e desentupimento de esgoto são outros requisitos para manter sua rede de saneamento operando corretamente.

Quando Devo Fazer uma Manutenção Preventiva ou Manutenção Corretiva

No caso das manutenções preventivas, é recomendado efetuá-las em intervalos regulares, antes de que os problemas apresentados pela rede possam aumentar e causar danos graves a rede e impedir o seu funcionamento, sendo especialmente importante no caso de condomínios ou redes para indústrias.

Já no caso das manutenções em caráter corretivo, deve-se utilizá-las apenas em casos de acidentes ou falhas graves que não foram previstas durante os processos de análise e manutenção executados anteriormente, pois demandam uma quantidade maior de tempo e recursos financeiros para solucionar estes grandes problemas de abastecimento.