Como Evitar Entupimento de Esgoto em Condomínio?

5 (100%) 2 votos

Como Evitar Entupimento de Esgoto em Condomínio?

Se para quem mora em uma residência o entupimento de esgoto já é considerado um grande transtorno, imagine para aqueles que moram num lugar bem maior, como um condomínio? O entupimento de esgoto em condomínio é um mal que pode trazer muita dor de cabeça tanto para a unidade habitacional quanto para o prédio como um todo.

Para entender como se dá o entupimento, antes de mais nada convém explicar brevemente como funciona a rede de canos de um edifício. Geralmente são dois tipos de tubulação: a vertical e a horizontal. A tubulação vertical abastece o prédio com água, além de conduzir o esgoto para o local de armazenagem. Já a tubulação horizontal é aquela presente nos cômodos dos apartamentos e outras dependência do edifício, ou seja, são de responsabilidade de cada morador. Geralmente é acordado que problemas na tubulação vertical são de responsabilidade do condomínio, enquanto que problemas na tubulação horizontal são de responsabilidade do morador.

Para facilitar a localização dos encanamentos do edifício, é comum que se use cores para diferenciar a finalidade de cada cano. No geral, as cores padrão são: verde (para água limpa), marrom (para esgoto), cinza (para parte elétrica), azul (para água quente), vermelho (para hidrantes) e amarelo (para gás).

É justamente para evitar as dores de cabeça que um cano entupido pode causar que as medidas de prevenção são sempre a melhor maneira de tratar esse assunto. Mas quais medidas seriam essas?

Prevenir é o Melhor Remédio

Um condomínio nada mais é do que uma comunidade. E para que uma comunidade funcione bem, todos precisam fazer sua parte visando o bem-estar coletivo. Dessa maneira, a administração do condomínio deve criar formas de comunicar claramente os moradores sobre quais maneiras eles podem contribuir para ajudar a evitar que haja entupimento de esgoto em condomínio. As melhores ações preventivas são:

  • Manutenção Constante: o condomínio tem suas próprias regras, mas é importante que a administração dedique atenção à manutenção preventiva da tubulação de esgoto do edifício. Ao menor sinal de que algo não está funcionando corretamente, melhor acionar uma empresa especializada para ver se há algo errado antes que a situação piore. Mesmo sem sinais de anormalidades, especialistas recomendam que se faça duas manutenções preventivas por ano.
  • Cuidado Com o Descarte De Óleo: um dos erros clássicos de condôminos é não separar o óleo usado e descartá-lo em locais adequados (todo condomínio tem locais apropriados de coleta). Despejar o óleo na pia é um grande erro pois essas substâncias se solidificam nos encanamentos, gerando entupimento de esgoto em condomínio.
  • Vaso Sanitário Não é Lixeira: faz parte da cultura do brasileiro contar com uma cestinha de lixo nos banheiros. Essa prática é elogiada internacionalmente pois o descarte de papel, fraldas e absorventes nos vasos sanitários é uma das principais causas de entupimento de esgoto em condomínios mundo afora. Apesar de não ser muito comum por aqui, existem pessoas que descartam materiais sólidos no vaso achando que é uma prática inofensiva. Não é. Jogar lixo apenas nos cestos ajuda a evitar que a causa do entupimento venha do banheiro.
  • Atenção Aos Ralos: use proteção nos ralos de pias e banheiros para evitar que restos de comida, cabelos e outras coisas caiam na tubulação, se acumulem e acabem causando entupimento.
  • Conte Com Profissionais Capacitados: caso você tenha se descuidado ou se mesmo realizando prevenção seu cano entupiu, é importante primeiro avisar ao administrador do condomínio para checar se o entupimento está nos canos verticais ou horizontais. Se for de responsabilidade do morador, o melhor é acionar o seguro. Caso não conte com essa opção, contrate os serviços de profissionais capacitados, como desentupidoras por exemplo, para garantir que seu problema será resolvido rapidamente e com os menores danos possíveis.

Desentupimento De Esgoto Com a Desentupidora Pernambucana

A Desentupidora Pernambucana é uma empresa que oferece soluções de desentupimento de tubulações para condomínios através de profissionais altamente qualificados que realizam o desentupimento de esgoto com equipamentos de última geração. Entre em contato e tenha serviços que proporcionam a melhora na qualidade de vida dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *