Como Acabar com o Mau Cheiro na Caixa de Gordura

5 (100%) 1 voto

Como Acabar com o Mau Cheiro na Caixa de Gordura

Presente em todas as casas, a caixa de gordura é um tipo de depósito para armazenamento da água da pia que contém resíduos sólidos e gordura, impedindo que o mau cheiro entre na tubulação e atrapalhe o bem-estar dos cômodos e casas vizinhas.

Normalmente localizada no quintal, próximo ao encanamento da cozinha, o entupimento pode causar mau cheiro e até mesmo problemas de saúde para os familiares, como dor de cabeça, vômito e desconforto na respiração. Este dispositivo precisa de cuidados periódicos, evitando problemas com a estrutura da casa e o desconforto.

Alguns sinais indicam quando a caixa de gordura está muito cheia ou entupida:

  • Mau cheiro no ralo da pia da cozinha;
  • Escoamento de água lento;
  • Retorno de dejetos pelo ralo;
  • Tampa da caixa de gordura muito suja e com água.

Como Fazer a Limpeza da Caixa de Gordura

Limpar a caixa de gordura exige muito cuidado pois o cheiro e os dejetos podem incomodar. Antes da limpeza certifique-se:

  • Máscara de gás para impedir a inalação do mau cheiro;
  • Luvas de borracha longas, de preferência na altura dos ombros para bloquear o contato dos dejetos na pele;
  • Raspador e espátula com cabos firmes;
  • Sapatos emborrachados para impedir que a gordura penetre e evitar acidentes como escorregões e batidas.

Utilizando a espátula, levante e retire a tampa da caixa de gordura com cuidado, para não quebrar ou causar algum machucado nas mãos e nas pernas. Utilize um balde para coletar a água parada que está ultrapassando o limite da caixa de gordura, assim ficará fácil visualizar o nível de dejetos e como retirá-los. Com a espátula, raspe os resíduos da parede e retire a massa gordurosa, colocando em um saco plástico resistente. Tire o máximo de gordura e dejetos até que a caixa contenha apenas água. Use esponja, detergente ou sabão em pó para lavar as laterais e a parte interna da tampa da caixa de gordura.

A manutenção da caixa de gordura precisa ser periódica para ter sua funcionalidade sempre em ordem:

  • Limpeza a cada seis meses para caixas de gordura em casas;
  • Limpeza a cada três meses para apartamentos;
  • Limpeza semanal para bares e restaurantes.

O Que Não Fazer ao Limpar Caixa de Gordura

Por ser um trabalho incômodo e muito sujo, é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar o funcionamento da caixa e causar prejuízos na estrutura da rede de encanamento:

  • Tenha cuidado ao retirar a gordura e os dejetos. Não deixe que a sujeira entre no cano para não entupir;
  • Não use soda cáustica ou produtos similares com água quente para derreter a gordura. Este método pode manter a gordura líquida e facilitar o escoamento para a tubulação, causando mau cheiro pela residência.
  • Realizar o serviço sem máscara e luvas protetoras pode ser prejudicial à saúde, causando vômito, dores de cabeça e alergias na pele.

Limpeza de Caixa de Gordura e Descarte Correto

A Desentupidora Pernambucana oferece a melhor forma de limpeza de caixa de gordura evitando o mau cheiro e outros problemas. Profissionais capacitados, limpeza rápida e de qualidade garantem o bem-estar da sua casa, cuidando do meio ambiente através do descarte correto dos dejetos. Entre em contato para realizar a limpeza de sua residência e manter o funcionamento da estrutura em dia. Oferecemos atendimento de qualidade 24 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *